domingo, 6 de junho de 2010

ano aceitável do Senhor

"Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra; servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com cânticos...” Salmos: 100.

O profeta Isaias fora um dos que mais profetizara sobre o Messias.

No Livro de Isaias capítulo 61 e seus versículos, sob o título “O Ano da Graça do Senhor”, isto escrito há mais de 700 anos antes da vinda do Sr. Jesus, expressa de forma clara: “O Espírito do Senhor está sobre mim; porque me ungiu para pregar boas novas aos que sofrem, e me enviou para restaurar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. A proclamar o ano aceitável do Senhor...”

Vemos claramente que o próprio Jesus, lia , estudava os escritos e jamais desprezou as profecias. Como o mesmo cita em sua pregação na sinagoga onde diz:

E ensinava nas suas sinagogas... Chegando a Nazaré, onde fora criado – movido pelo Espírito - entrou num dia de sábado na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler, e foi lhe dado o livro do profeta Isaias; e quando abriu encontrou o lugar em que estava escrito: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os “pobres”, enviou-me a curar os “quebrantados” de coração. A apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do senhor. E cerrando o livro, tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos”. (Lucas 4:15-20)

Após a leitura deste trecho, Jesus fechou o livro e disse: Hoje se cumpre tais palavras, pois com seu nascimento – sua primeira vinda – abriu-se o dia aceitável “época, tempo, período, era”, logo após fechou o livro, deixando em aberto a certeza de que este período tem um tempo determinado; podemos entender claramente que na segunda vinda este tempo se esgotará. Hoje as portas estão abertas a todos, pois Ele – Jesus - é a Porta.

Liberdade aos cativos: Dentro do leque das atividades humanas, vemos claramente quantos e quantos cativos por muitos motivos: vícios de diversas ordens (principalmente em nossos dias a droga química, bebida alcoólica) doenças físicas, mentais, emocionais, desencontros, desvios de diversas ordens, inclusive o prazer auto destrutivo, penso eu: Não só liberdade mas mostrar claramente o sentido desta expressão humana.

Visão aos cegos: Sentido de orientação espiritual, capacidade de avaliar a esperança, saber o valor e a validação das grandezas de Deus (embora Jesus curasse cegos com problemas oculares/físico)

Ano aceitável do Senhor: Como dito acima; Época da Graça, época da distribuição de convites, evangelizar “levar a mensagem de boas notícias”.

___________________

(Texto de Elvio Antunes de Arruda, composto mediante a pregação do Pastor Luiz Nunes – Igreja Batista Betel – 11.02.2010 – São Carlos SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário