domingo, 6 de junho de 2010

motivação para a leitura

Vemos claramente que existe um abismo entre alfabetizar-se – aprender a ler e escrever – e a motivação – o gosto pela atividade de ler e escrever.

Infelizmente quantos levam às últimas conseqüências o ato de “ler e não ler”. Vemos inclusive pessoas que necessitam da leitura e ainda dizem, de forma clara, que não gostam da atividade literária.

Onde, então, estaria o âmago da aversão à leitura?

Poderíamos pensar na dificuldade em assimilar valores, bem como analisar o aproveitamento de uma leitura. Quem sabe até na falta de métodos e planejamento; falta de motivação, falta de oportunidade em aprender a gostar de ler, ou até quem sabe a preguiça mental.

Rastreando tudo o que nos rodeia, percebemos que existem leituras a serem feitas.

Por meio dos sentidos (visão, tato, paladar, olfato, audição) recebemos uma gama de informações, ficando bem claro que os autores dessa leitura, caracterizam-se por serem os próprios personagens da vida real.

Desta feita, as “palavras”, nas suas mais variadas formas, fazem-nos viajar através de um mundo ora real, ora técnico, ora conceitual, ora imaginário.

Quantas profissões, em que o livro se torna um verdadeiro roteiro, manual de comportamentos e atividades técnicas, que vem estruturar a personalidade do profissional em determinada área. Não só se aprende a técnica, como também uma ética de comportamento.

Sendo que, muitas vezes um livro se apresenta como manual norteador de ações, o profissional organiza sua personalidade dentro da estruturação do próprio pensamento, através da boa leitura que se faz do mesmo e do mundo.

Sim, existem livros maravilhosos desde técnicas diversas, para aprender a gostar e a desenvolver o ler, aprender a estudar. Com certeza, o primeiro passo para uma leitura ou mesmo estudo, é manter-se motivado.

Como diz o pensador Elanklever “para aquilo que gostamos sempre haverá tempo”.

Todo ser humano vive por motivação, porém podemos despertá-la, ampliá-la e canalizá-la, para a leitura, estudo e pesquisa. Um bom livro nunca vai deixar o leitor sem recompensa.

“Quem aprende a ler e escrever é alfabetizado para a sociedade. Quem aprende a ler e escrever sua existência é alfabetizado para a vida”.


Elanklever

Nenhum comentário:

Postar um comentário